Obama entrevista astronautas sobre a vida no espaço

Por Chris Baltimore HOUSTON (Reuters) - Os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional fizeram na terça-feira uma pausa nas tarefas de construção do complexo orbital para responderem a perguntas do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, sobre os rigores da vida no espaço.

Reuters |

Falando por telefone aos tripulantes da estação e do ônibus espacial Discovery, enquanto recebia na Casa Branca a visita de cerca de 12 escolares, Obama fez muitas perguntas.

"Vocês ainda tomam Tang aí em cima?", quis saber o presidente, referindo-se ao suco em pó consumido pelos primeiros astronautas norte-americanos.

Para os tripulantes do Discovery, a terça-feira foi praticamente de folga, depois de completadas três saídas ao espaço para instalar um novo conjunto de painéis de energia solar, entre outras tarefas destinadas a permitir que a estação receba seis tripulantes fixos, em vez dos três atuais.

A estação, um projeto de 16 países a um custo de 100 bilhões de dólares, deve ser concluída em 2010.

O Discovery deve deixar a estação na quarta-feira e pousar no sábado na Flórida.

Obama, quinto presidente dos EUA a conversar com astronautas a bordo da estação e dos ônibus, claramente gostou da experiência. Lembrando que a estação orbita a Terra a mais de 27 mil quilômetros por hora, ele brincou: "Ficamos felizes por vocês usarem o telefone que deixa as mãos livres".

O comandante da estação, Mike Fincke, contou a Obama que a estação dá uma volta na Terra a cada 90 minutos, de modo que seus habitantes veem 16 alvoradas e ocasos a cada 24 horas.

As crianças também puderam fazer perguntas - o que os astronautas comem, se jogam videogame, o que é preciso estudar para virar um deles. Um menino se interessou em saber quantas estrelas há no espaço. "Fiquei interessado em ouvir essa resposta", disse o presidente.

"Podemos ver que há tantas estrelas por aí que é muito difícil contar todas elas", respondeu Fincke. "E podemos ver que nossa Terra é um planeta muito pequeno num universo tão grande".

À astronauta Sandra Magnus, que volta à Terra nesta semana depois de viver na estação desde novembro, Obama perguntou como ela faz para cuidar dos longos cabelos. "Você não ficou tentada a cortá-lo mais curto?", quis saber Obama.

A astronauta, cujos cachos castanhos flutuam livremente sem a gravidade, disse que se sente mais bonita com os cabelos compridos.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG