Obama entrega medalha da liberdade a George Bush pai e a Angela Merkel

O presidente americano aproveitou para homenagear várias outras personalidades políticas e do cenário cultural

iG São Paulo |

AP
George Bush pai recebe Medalha da Liberdade do presidente Obama
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, entregou nesta terça-feira a mais alta distinção civil americana, a Medal of Freedom (medalha da liberdade), a George H.W. Bush, 41º presidente dos Estados Unidos e pai do também ex-presidente George W. Bush.

Durante a homenagem, Obama ressaltou as "qualidades diplomáticas" de George H. W. Bush. "Sua humildade e decência refletem o melhor do espírito americano. Aqueles que o conhecem sabem que é um gentleman que inspirou cidadãos a se tornarem pontos de luz a serviço dos outros", acrescentou Obama.

O presidente americano homenageou várias outras personalidades políticas e do cenário cultural, destacando-se o violoncelista Yo-Yo Ma, a poetisa Maya Angelou e o bilionário e filantropo Warren Buffett.

A chanceler alemã Angela Merkel também recebeu a homenagem, mas não estava em Washington para a condecoração, realizada durante cerimônia anual na Casa Branca. Obama informou que ela deve fazer "logo" uma visita oficial ao país.

Segundo Obama, Merkel "sonhava com a liberdade" durante a infância e a adolescência na Alemanha Oriental. "Quando o muro foi derrubado e a Alemanha foi reunificada, ela também transpôs obstáculos: foi a primeira pessoa vinda do Leste e a primeira mulher da República Democrática da Alemanha a tornar-se chanceler", destacou o presidente americano.

"Para a América, a chanceler (Angela) Merkel e o país que ela dirige estão entre os nossos mais próximos aliados. Para mim, ela é uma parceira de confiança no cenário mundial e uma amiga", disse ele.

Com AFP

    Leia tudo sobre: EUApolíticaculturaobamamedalha da liberdade

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG