Obama enfrentará maratona de 10 bailes em noite de posse

Washington, 6 jan (EFE).- O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, participará de dez bailes de comemoração em sua noite de posse, no dia 20 de janeiro, entre eles um em homenagem aos militares e outro que terá como tema a juventude.

EFE |

O Comitê de Posse Presidencial (PIC) informou que Obama será o anfitrião dos bailes em homenagem a seus estados de origem, Havaí e Illinois, e de cinco bailes em homenagem a cada região dos EUA: o leste, o atlântico médio, o meio-oeste, o sul e o oeste.

Além disso, também será o anfitrião de um baile em homenagem à juventude, ao qual estarão convidados americanos entre 18 e 35 anos e que, segundo o PIC, comemorará não só a posse presidencial, mas também "o papel que os jovens americanos podem desempenhar no serviço às suas comunidades".

A lista de festas será concluída com o Baile em Homenagem aos Vizindários, para homenagear os vínculos comunitários, e o Baile do Comandante-em-chefe, ao qual estarão convidados soldados na ativa e na reserva.

As entradas para a maior parte dos bailes serão vendidas aos convidados a US$ 150, com a exceção do Baile da Juventude, que será ofertado a US$ 75 por pessoa.

Os bailes, uma tradição nas posses presidenciais dos EUA, colocarão fim a quatro dias de comemorações pela vitória de Obama.

Os eventos começarão com uma viagem de trem do ainda presidente eleito da Filadélfia a Washington, em um eco do percurso similar feito por Abraham Lincoln, um dos líderes nos quais Obama mais se inspirou.

O novo presidente, que também será empossado jurando sobre a Bíblia do líder que colocou fim à guerra de Secessão, participará também de um ato de boas-vindas perante o monumento a Lincoln antes de sua posse. EFE mv/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG