coragem dos eleitores iraquianos - Mundo - iG" /

Obama elogia coragem dos eleitores iraquianos

Washington, 7 mar (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, elogiou a coragem dos iraquianos que desafiaram as ameaças para ampliar sua democracia e votaram nas eleições legislativas realizadas hoje, a segunda desde a invasão americana do Iraque, em março de 2003.

EFE |

"Meus cumprimentos ao povo do Iraque por sua participação nestas importantes eleições parlamentares", disse Obama em comunicado distribuído pela Casa Branca.

Obama propôs a retirada de todas as tropas de combate americanas do Iraque até o final de agosto, e a do restante das unidades no final de 2011.

O domingo eleitoral no Iraque foi marcado por ataques com bombas, morteiros e foguetes nos quais morreram pelo menos 38 pessoas e mais de 80 ficaram feridas.

Em sua mensagem, Obama diz que os americanos "expressam sua dor pela perda de vidas e prestam sua homenagem à coragem e à persistência dos iraquianos".

"Tenho um respeito imenso pelos milhões de iraquianos que não se amedrontaram com os atos de violência e que exerceram hoje seu direito ao voto", afirmou o presidente americano.

"Sua participação demonstra que o povo iraquiano escolheu moldar seu futuro com um processo político", concluiu Obama. EFE jab/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG