modelo para América Latina - Mundo - iG" /

Obama elogia Lula e considera relação com Chile modelo para América Latina

A atual relação dos Estados Unidos com o Chile e outros países, como o Brasil, representa um modelo de aliança para o restante da América Latina, declarou nesta terça-feira o presidente Barack Obama em entrevista à imprensa, antes de um encontro com a presidente Michelle Bachelet.

AFP |

"Nossa relação com o Chile, um país que, no entanto, não concorda com todos os pontos da política externa americana, é de respeito", declarou Obama.

"É isso que queremos: uma aliança, sem que os Estados Unidos precisem ditar ao Chile como deve defender os próprios interesses", acrescentou.

"O mesmo acontece com o Brasil, por exemplo", explicou.

Bachelet realiza desde segunda-feira visita oficial a Washington marcada, hoje, por um almoço com o presidente dos Estados Unidos.

Trata-se da segunda visita de um líder latino-americano à Casa Branca, depois da viagem do brasileiro Luiz Inacio Lula da Silva em março.

"O Chile soube administrar a recessão, enfrentando-a muito bem, em parte graças aos recursos economizados", disse. "É uma grande lição para os Estados Unidos", refletiu.

Com presidentes como Bachelet e Lula "podemos mostrar aos demais países que a democracia, o respeito à propriedade privada, o império da lei (...) não é só uma agenda americana, mas uma maneira inteligente de melhorar a prosperidade para os próprios povos", concluiu Obama.

Segundo Obama, "o presidente Lula tem uma orientação política muito diferente da maioria dos americanos; surgiu do movimento sindical e era visto como um forte esquerdista."

"Acontece que, apesar de manter relações com toda a América Latina, realizou todos os tipos de reformas de mercado inteligentes que fizeram o Brasil prosperar", insistiu o presidente americano.

jz/du/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG