Obama elogia lei que dá acesso universitário a veteranos de guerra

Washington, 3 ago (EFE).- O presidente americano, Barack Obama, comemorou hoje a entrada em vigor de uma lei que promove a capacitação laboral de milhares de veteranos de guerra e facilita o acesso à universidade de ex-combatentes do Iraque e do Afeganistão.

EFE |

A norma atualiza um plano da Segunda Guerra Mundial que oferecia bolsas de estudos aos veteranos para que, na volta da disputa, pudessem cursar estudos universitários.

"Há 65 anos, uma nação agradecida ofereceu à geração de heróis da Segunda Guerra Mundial a oportunidade de ir à universidade", disse Obama em um ato na Universidade George Mason, no estado da Virgínia.

A lei, conhecida em inglês como "Post-9/11 GI Bill" e dirigida aos veteranos que prestaram serviços após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, "dará a mesma oportunidade a uma nova geração de heróis", afirmou o presidente.

Obama sancionou a lei em 20 de junho e, segundo as autoridades, mais de 1.100 instituições participam do programa, que ajuda a financiar até 36 meses de estudos universitários de veteranos em instituições públicas.

O secretário do Departamento de Assuntos de Veteranos, Eric Shinseki, afirmou que é uma mostra de "profundo apreço e respeito" aos militares e a suas famílias que "suportaram a maior parte da carga pela segurança dos Estados Unidos durante os últimos oito anos".

Neste sentido, o senador Jim Webb afirmou que aqueles que estiveram em serviço desde 10 de setembro de 2001 "devem ter as mesmas oportunidades de um futuro de educação de primeira qualidade".

Os benefícios que receberão dependerão das taxas universitárias de cada estado, mas incluem gastos com matrícula e curso acadêmico, e em alguns casos o pagamento dos livros e despesas de manutenção do estudante.

O Departamento de Veteranos recebeu já 112 mil pedidos de antigos combatentes que querem participar do projeto. EFE elv/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG