Obama é vaiado em comício na Flórida

O candidato democrata à Casa Branca Barack Obama foi brevemente vaiado nesta sexta-feira durante um comício na Flórida (sudeste dos EUA) por jovens militantes negros que criticaram sua falta de empenho em defender a comunidade afro-americana, segundo imagens divulgados ao vivo por vários canais de televisão.

AFP |

Enquanto o candidato democrata pronunciava um discurso sobre a situação econômica, três jovens negros se levantaram atrás do palco e seguraram uma faixa com a inscrição: "O que você faz pela comunidade negra, Obama?".

O jovens ainda gritaram a frase várias vezes.

Barack Obama se virou calmamente para os perturbadores, dizendo que poderia responder às suas perguntas no fim do comício. "Haverá uma sessão de perguntas e respostas. Vocês poderão fazer suas perguntas depois, mas não perturbem toda a reunião, sejam simplesmente bem-educados", disse o candidato a seus detratores.

"Vocês precisam ser bem-educados. Só isso", insistiu.

No fim de seu discurso, Obama deixou, como havia prometido, um dos jovens lhe fazer uma pergunta. O homem disse que a comunidade negra é vítima da discriminação e da brutalidade da polícia, e criticou o candidato democrata por não denunciar esses abusos.

Obama respondeu que evocou diversas vezes as "injustiças" sofridas pela comunidade negra, e que como "advogado dos direitos cívicos" e parlamentar, sempre trabalhou para combater essas injustiças. "Talvez não tenha atuado como você gostaria, e entendo isso. Porém, você pode votar em outro candidato, se apresentar você mesmo a eleições...O mais importante é manter o respeito uns com os outros", declarou.

"A única maneira de resolver nossos problemas neste país é com a união de todos, negros, brancos, latinos, asiáticos, índios, jovens, velhos, deficientes físicos, homossexuais e heterosexuais. Penso que este é o nosso programa", finalizou Obama.

Leia mais sobre eleições nos EUA

    Leia tudo sobre: eleições nos eua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG