Obama e Uribe discutirão sobre comércio e segurança em sua primeira reunião

Washington, 12 jun (EFE).- Os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e da Colômbia, Álvaro Uribe, discutirão em sua primeira reunião bilateral, no dia 29 de junho, sobre cooperação econômica, segurança e sobre o tratado comercial entre os dois países.

EFE |

A Casa Branca explicou hoje, em comunicado, que a Colômbia "é um aliado cercado e um parceiro dos Estados Unidos", por isso, Obama está ansioso para discutir com seu colega colombiano "um amplo espectro de assuntos bilaterais e de interesse para a região".

Entre os temas, será discutido como "fortalecer a cooperação em matéria de segurança e como enfrentar os desafios na Colômbia e no resto da América Latina".

A Casa Branca afirmou que o presidente também quer discutir com Uribe sobre a colaboração econômica, incluído o Tratado de Livre Comércio (TLC) assinado pelos dois países e que está esperando aprovação no Congresso em Washington, por causa da oposição dos democratas.

Há poucos dias, a embaixadora colombiana nos EUA, a ex-chanceler Carolina Barco, assegurou que Obama disse a Uribe na recente Cúpula das Américas, realizada em Trinidad e Tobago, que estava "interessado" no TLC.

Outro assunto discutido será a consolidação, em longo prazo, dos progressos da Colômbia em matéria de segurança graças a "medidas efetivas do Governo", e como fortalecer a relação bilateral entre os dois países. EFE pgp/pd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG