Obama e rei Abdullah II analisarão pacificação do O.Médio

Washington, 21 abr (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, receberá hoje na Casa Branca o rei da Jordânia, Abdullah II, para repassar os esforços de paz no Oriente Médio, em seu primeiro encontro com um líder árabe desde que assumiu a Presidência.

EFE |

O encontro entre Obama e o monarca jordaniano se centrará, segundo a Casa Branca, na busca de um acordo de paz integral para o Oriente Médio que inclua a promoção da Iniciativa Árabe de Paz.

Também analisará formas de aprofundar a cooperação entre Estados Unidos e Jordânia em assuntos regionais, militares e de segurança, assim como esforços de reforma, disse a Casa Branca ao anunciar o encontro na semana passada.

Trata-se do primeiro encontro frente a frente de Obama com o rei da Jordânia desde que chegou à Casa Branca, embora os dois já tenham conversado por telefone depois de o democrata assumir a Presidência.

Obama se reuniu com o rei Abdullah II no ano passado, quando o então senador pelo Illinois viajou à Jordânia, indicou na segunda-feira o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs.

"Acho que o maior tema, obviamente, será o processo de paz no Oriente Médio e onde estamos nesse processo. O presidente prometeu se esforçar para assegurar uma paz duradoura", enfatizou Gibbs.

O Governo Obama apoia um processo de paz no Oriente Médio baseado na Iniciativa Árabe que inclua, simultaneamente, um diálogo bilateral entre Israel e os palestinos e outro entre Israel e Síria.

Essa iniciativa tem o objetivo de normalizar as relações entre Israel e os países-membros da Liga Árabe, em troca da retirada israelense dos territórios ocupados desde 1967, o estabelecimento de um Estado palestino, e uma solução para os refugiados palestinos.

Washington acredita que qualquer avanço no processo de paz na região pode contribuir para os esforços diplomáticos para bloquear as ambições nucleares do Irã. EFE mp/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG