Obama é recebido com máximas honras na Arábia Saudita

Riad, 3 jul (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi recebido como um rei em sua primeira visita a Riad, que durou apenas 16 horas.

EFE |

O monarca saudita, Abdala bin Abdul Aziz, foi recebê-lo no aeroporto Rei Khalid, onde Obama teve uma calorosa cerimônia de boas-vindas.

Não só foram interpretados os dois hinos nacionais, como é comum nestes eventos, mas as delegações receberam cumprimentos e o presidente americano passou em revista uma guarda de honra.

Além disso, o monarca saudita o cumprimentou com os tradicionais dois beijos no rosto e o acompanhou pessoalmente ao pavilhão real, onde ambos compartilharam um café aromatizado com cardamomo, uma das bebidas mais típicas no mundo árabe.

No encontro, os líderes trocaram cortesias sob o olhar de uma fileira de retratos dos membros da casa de Al-Saud, a dinastia reinante.

A seguir, eles foram à fazenda real, um domínio onde o monarca guarda a escuderia de aves de caça e mais de 240 corcéis árabes.

Ao fim do encontro, os dois governantes compareceram perante a imprensa para um breve ato em uma estadia de colunas de mármore e espelhos no qual o monarca saudita entregou ao presidente americano um medalhão que é concedido quase exclusivamente a chefes de Estado.

"Só é entregue aos amigos mais seletos do rei e, claro, você é um deles", afirmou o soberano.

Já Obama afirma que considera "a amizade do rei uma grande bênção" e agradeceu pelo medalhão. EFE mv/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG