Obama e Préval vão se reunir na próxima quarta

Washington, 5 mar (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, receberá na próxima quarta-feira na Casa Branca o líder haitiano, René Préval, quase dois meses depois terremoto que devastou o país caribenho, informou hoje seu porta-voz, Robert Gibbs.

EFE |

Na reunião, a primeira entre os presidentes desde o abalo do último dia 12 de janeiro, Obama e Préval conversarão sobre os esforços de ajuda humanitária, recuperação e reconstrução no Haiti, assinalou Gibbs, em comunicado.

Obama analisará com Préval como a comunidade internacional pode apoiar da melhor maneira o Governo haitiano na reconstrução e em seu objetivo de dar um futuro melhor para seus habitantes, indicou o porta-voz.

O Governo dos EUA desdobrou o maior esforço humanitário de sua recente história no Haiti e se comprometeu a ajudar o país caribenho a longo prazo em suas tarefas de recuperação e reconstrução.

O terremoto causou pelo menos 230 mil mortes e incalculáveis danos, deixou 1,2 milhões de pessoas sem-teto, das quais aproximadamente 700 mil se instalaram em acampamentos improvisados, sem condições higiênicas e sanitárias.

Em uma conferência recente sobre o Haiti em Montreal (Canadá), a comunidade internacional calculou que serão necessários pelo menos dez anos para que o país se recupere do terremoto.

Os EUA estão entre os países que mais contribuíram financeiramente para assistência ao Haiti, e em meados de fevereiro sua embaixadora na ONU, Susan Rice, disse que Washington contribuiria com outros US$ 131,5 milhões. EFE cae/fm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG