Obama é oficialmente eleito candidato democrata à Casa Branca

(atualiza com detalhes do anúncio) Denver (EUA), 27 ago (EFE).- O senador por Illinois Barack Obama foi hoje oficialmente eleito candidato do Partido Democrata à Presidência dos Estados Unidos, em uma votação em que obteve o apoio da maioria dos cerca de 4.

EFE |

440 delegados que participam da convenção nacional da legenda.

A ex-primeira-dama Hillary Clinton foi a encarregada de fazer o anúncio, uma vez que os votos do estado de Nova York, pelo qual ela foi eleita para o Senado americano, foram fundamentais para que Obama obtivesse a maioria necessária para a indicação.

"Declaremos juntos, em uma só voz, aqui mesmo, agora, que Barack Obama será nosso presidente", disse Hillary, que pediu aos presentes que interrompessem a votação no plenário da convenção e nomeassem Obama candidato por aclamação.

Os delegados democratas, então, proclamaram o candidato aos gritos de Obama e "Yes, we can" (Sim, nós podemos), lema da campanha do senador.

A proclamação por aclamação demonstrou o espírito de união defendido por Hillary em seu discurso no segundo dia da convenção.

Nancy Pelosi, presidente da Câmara de Representantes, fez o anúncio formal da histórica nomeação.

"É com grande orgulho que anuncio que Barack Obama é o candidato democrata à Presidência dos EUA por aclamação", afirmou Pelosi.

"Pediram-me que lhes contasse que o senador Obama aceita a nomeação", acrescentou, dizendo que amanhã o candidato fará seu discurso de aceitação.

O ato acontecerá no estádio Invesco Field, onde são esperadas cerca de 75.000 pessoas.

Durante o ato de hoje no Pepsi Center, a candidatura de Hillary também foi votada, mas de maneira simbólica. EFE tb/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG