Obama é o homem mais admirado pelos americanos

O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, é o homem mais admirado do mundo pelos americanos, com 32%, na primeira vez em mais de 50 anos que se registra esse resultado, de acordo com pesquisa anual do jornal USA Today divulgada nesta sexta-feira.

AFP |

É a primeira vez que um presidente eleito atinge um índice assim, desde a eleição de Dwight Eisenhower, em 1952.

Quase um terço (32%) dos entrevistados cita Obama no topo da lista dos homens mais admirados, contra modestos 5% para o presidente em final de mandato, George W. Bush, que chega em segundo lugar, após liderar esse ranking por sete anos.

Apenas uma vez um presidente em função obteve a melhor pontuação. No final de 2001, alguns meses após o 11 de Setembro, George W. Bush era considerado o homem mais admirado por 39% dos entrevistados.

O candidato derrotado na corrida presidencial John McCain aparece em terceiro lugar (3%), e outros três disputam a quarta posição, com 2% dos entrevistados citando seus nomes: o papa Bento XVI, o pregador evangélico Billy Graham e o ex-presidente Bill Clinton.

Já Hillary Clinton, escolhida por Obama para sua futura secretária de Estado, alcançou o primeiro lugar (20%) na lista das mulheres mais admiradas do mundo pelos americanos. A ex-primeira-dama e senadora liderou a enquete durante 13 dos últimos 16 anos.

Em segundo, está a governadora do Alasca, Sarah Palin (11%), que ganhou visibilidade na cena política após ser escolhida como vice na chapa de McCain.

A mulher do futuro presidente, Michelle Obama, ficou em quinto (3%), atrás da ainda secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice (7%), e a estrela da TV americana Oprah Winfrey (8%).

A sondagem, realizada pelo Instituto Gallup desde 1948, foi feita por telefone entre 12 e 14 de dezembro. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos.



    Leia tudo sobre: euaobama

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG