cara dos latino-americanos, à frente de Lula, revela pesquisa - Mundo - iG" /

Obama é o cara dos latino-americanos, à frente de Lula, revela pesquisa

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, é o líder mais popular entre os latino-americanos, superando Luiz Inácio Lula da Silva; e o venezuelano Hugo Chavez aparece em último lugar, revela uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira em Miami.

AFP |

Obama é citado como o líder mais popular por 70% dos entrevistados, à frente de Lula, que tem 58,9%.

Na outra ponta da pesquisa está o presidente Chávez, que obtém apenas 28% da simpatia dos entrevistados.

O estudo Barômetro de Governabilidade Ibero-Americano de 2009 avalia a opinião dos cidadãos da América Latina e dos hispânicos residentes nos Estados Unidos sobre a governabilidade e a percepção de seus líderes e instituições.

A pesquisa é realizada a cada ano desde 1992 pelo Consórcio Ibero-Americano de Empresas de Investigação e Assessoramento (CIMA), por meio de entrevistas orientadas a refletir as variações da opinião pública na América Latina.

"Em um contexto de redefinição das relações interamericanas com um novo presidente na Casa Branca, é lógico que Barack Obama seja o presidente de maior popularidade na região", disse Eduardo Gamarra, diretor do Newlink Research, encarregado de realizar a avaliação entre os hispânicos nos EUA.

"Por outro lado, a suposta intervenção do presidente Chávez nos assuntos internos de outros países, provavelmente ajuda situar o líder venezuelano no último lugar", estimou o analista.

A pesquisa realizou mais de 12 mil entrevistas no Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai, Venezuela e Estados Unidos.

jco/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG