Obama e Merkel se reúnem hoje em Washington

Washington, 26 jun (EFE).- A situação no Irã, a segurança no Afeganistão e a economia mundial são alguns dos assuntos que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e a chanceler alemã, Angela Merkel, tratarão em sua reunião de hoje em Washington.

EFE |

Merkel criticou duramente a repressão dos manifestantes no Irã, que protestam pela anulação da vitória de Mahmoud Ahmadinejad, nas eleições do dia 12 de junho.

Em entrevista coletiva na terça-feira, Obama se declarou "indignado com as ameaças, as surras e as prisões dos últimos dias".

Os dois líderes, que terão uma reunião a sós de meia hora e outra com suas equipes de assessores de mesma duração, devem analisar também o programa nuclear da Coreia do Norte e a situação no Afeganistão, país para onde a Alemanha enviará 300 soldados temporariamente, além de quatro aviões Awac.

Obama e Merkel, darão início à reunião às 10h30 (11h30, no horário de Brasília) e devem abordar também a situação econômica mundial, devido à próxima cúpula do Grupo dos Oito (G8), que será realizada na cidade italiana de L'Aquila, do 8 a 10 de julho.

Obama e Merkel, que também se encontraram durante a viagem do presidente americano pela Europa em abril, desenvolveram uma boa relação, unidos pelo pragmatismo. EFE mv/pd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG