Obama e Medvedev falam sobre desarmamento nuclear

Moscou, 4 ago (EFE).- Os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e da Rússia, Dmitri Medvedev, conversaram hoje por telefone sobre as negociações bilaterais de desarmamento nuclear e a guerra dos russos com a Geórgia, há um ano.

EFE |

De acordo com informações divulgadas pelo Kremlin, eles darão novo impulso às conversas entre Washington e Moscou para um novo tratado de desarmamento estratégico para substituir o atual, que expira em dezembro.

Os presidentes também repassaram "alguns assuntos internacionais da atualidade", como a situação no Oriente Médio e o programa nuclear do Irã.

Além disso, eles trocaram opiniões sobre as lições da crise gerada pela invasão do Exército russo à Geórgia.

A Rússia reconheceu unilateralmente a independência autoproclamada das regiões georgianas da Ossétia do Sul e a Abkházia e instalou nelas suas bases militares, enfrentando a comunidade mundial - que, assim como os EUA, segue apoiando a integridade territorial e a soberania da Geórgia.

Obama e Medvedev se propuseram a "reiniciar" as relações entre Moscou e Washington, deterioradas nos últimos anos, e concordaram que a recente cúpula realizada em Moscou permitiu "mudar o espírito e o estilo da cooperação bilateral".

"Os presidentes confirmaram seu propósito de continuar a troca sincera de opiniões sobre todos os problemas de interesse mútuo", além de defender "relações de confiança" entre eles e suas equipes.

O presidente russo ainda cumprimentou Obama, que completa 48 anos nesta terça-feira. EFE.

se/dp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG