Obama e Medvedev encomendam análise em disputa sobre escudo antimísseis

Moscou, 6 jul (EFE).- Os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e da Rússia, Dmitri Medvedev, decidiram hoje encomendar a uma comissão conjunta de especialistas uma análise sobre os perigos dos mísseis balísticos, para tentar resolver sua disputa sobre o escudo que os Estados Unidos quer posicionar no Leste Europeu.

EFE |

Em comunicado conjunto, os dois presidentes afirmam que seus respectivos países "planejam continuar o debate sobre a cooperação na resposta ao desafio da proliferação de mísseis balísticos".

Os EUA e a Rússia, sustentam, "intensificam sua busca das melhores maneiras para fortalecer as relações estratégicas baseadas no respeito e nos interesses mútuos".

Assim, indicam que encomendaram a uma comissão conjunta de especialistas dos dois países "analisar os desafios dos mísseis balísticos no século XXI e preparar as recomendações apropriadas".

Essa comissão deverá dar prioridade "ao uso de métodos políticos e diplomáticos", dizem os líderes na nota.

Além disso, planejam uma revisão conjunta dos meios para cooperar na supervisão dos programas de mísseis no mundo todo.

"Pedimos a todos os países que tiverem o potencial de (fabricar) mísseis que se abstenham de medidas que poderiam levar à proliferação e prejudicar a estabilidade regional e global", explicam os dois líderes. EFE mv/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG