Obama e McCain propõe soluções distintas para crise econômica nos EUA

Nashville (EUA), 7 out (EFE).- Os candidatos à Presidência dos Estados Unidos, o democrata Barack Obama e o republicano John McCain, divergiram hoje quanto às formas de combater os problemas econômicos que o país enfrenta atualmente.

EFE |

No debate que acontece hoje em Nashville (Tennessee), moderado pelo jornalista Tom Brokaw, da rede de TV "NBC", Obama afirmou que os problemas atuais são resultantes das "políticas econômicas fracassadas dos últimos oito anos" e da Administração republicana.

Para combater a crise, Obama propôs, além do plano de US$ 700 bilhões aprovado na sexta-feira passada, cortes nos impostos para a classe média.

Além disso, prometeu ajudar os proprietários de imóveis que viram o valor de suas propriedades despencar, e o reformar o sistema de saúde.

Embora não tenha querido antecipar nomes para o Departamento do Tesouro, o candidato democrata afirmou que, quem for escolhido secretário, terá que estabilizar os preços das casas e fazer frente ao desemprego e à diminuição da renda dos americanos.

Por sua vez, John McCain afirmou que pretende diversificar a matriz energética americana e manter os impostos baixos.

O republicano também disse que lutará contra os gastos excessivos em Washington e que, se chegar à Presidência, o Governo vai comprar as hipotecas em atraso e renegociar os valores atuais para permitir que o americano médio possa continuar em sua casa.

"É algo caro, já sei, mas até que não solucionemos este problema não podemos fazer o emprego crescer ou solucionar a economia", declarou o candidato, que, em uma tentativa de se distanciar da atual Administração republicana, afirmou que essa proposta "não é de Obama, não é do presidente George W. Bush": "É minha proposta".

Ao contrário de seu adversário, McCain antecipou alguns nomes para o Departamento do Tesouro, como o de Meg Whitman, fundadora do site de leilões Ebay. EFE mv/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG