Obama e McCain estão em empate técnico, segundo pesquisa

A diferença entre o democrata Barack Obama e o republicano John McCain em termos de intenções de voto é mínima, segundo uma pesquisa publicada na noite desta terça-feira pelo jornal Los Angeles Times.

AFP |

O senador de Illinois tem 45% de intenções de voto, contra 43% para o candidato republicano, segundo esta pesquisa, que mostra que o fato de Obama ser negro constitui um problema para muitos eleitores.

A margem de erro deste estudo é de mais ou menos 3%. Portanto, a diferença entre os dois candidatos é insignificante. Em junho, o mesmo instituto dava a Obama uma vantagem de 12 pontos sobre McCain.

Obama pode se tornar o primeiro presidente negro da história dos Estados Unidos.

Mais de sete em cada dez eleitores afirmam que os Estados Unidos estão prontos para um presidente negro, mas 17% pensam o contrário, segundo a pesquisa, que mostra que a maioria dos eleitores brancos apóia McCain (47% contra 36% para Obama).

Além disso, 80% dos eleitores consideram que McCain tem as qualidades necessárias para ser presidente. Ao contrário, 48% dos eleitores pensam que Obama não tem a experiência necessária para o cargo, contra 44% que pensam o contrário.

Da mesma forma, 84% dos eleitores consideram McCain patriota, enquanto que apenas 55% acham o mesmo de Obama.

Entretanto, a economia segue sendo a principal preocupação dos eleitores, muito antes do Iraque, e Obama é considerado melhor para resolver os problemas econômicos por 45% dos eleitores. Apenas 28% acreditam que McCain tem as melhores soluções para resolver a crise econômica.

O senador de Illinois também é considerado mais apto que McCain (por 39% dos eleitores contra 32%) para resolver os problemas ligados à energia.

A pesquisa foi realizada de 15 a 18 de agosto com 1.375 pessoas.

aje/yw

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG