realista , segundo chefe das Forças Armadas iranianas - Mundo - iG" /

Obama é mais realista , segundo chefe das Forças Armadas iranianas

O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas iranianas, Hassan Firuzabadi, considerou nesta quarta-feira que o presidente norte-americano, Barack Obama, tem um olhar mais realista do que o de seu antecessor sobre o programa nuclear iraniano.

AFP |

"O Irã quer apenas desenvolver um programa nuclear pacífico e parece que com Obama há um olhar mais realista e as duas mensagens que enviou nos últimos seis meses podem ser um sinal", declarou o general Firuzabadi, citado pela Irna.

Em março, para o Ano Novo persa, Barack Obama tomou a iniciativa histórica de falar diretamente aos dirigentes iranianos, propondo melhorar relações conflituosas desde 1979. Um site conservador iraniano, o Tabnak, afirmou recentemente que o presidente norte-americano tinha enviado outra mensagem aos iranianos. Essa informação não foi confirmada nem pelos Estados Unidos nem pelo Irã.

O general Firuzabadi, um ultraconservador ligado ao guia supremo Ali Khamenei e ao presidente Mahmud Ahmadinejad, fez essas declarações durante a cerimônia de posse do novo ministro da Defesa, Ahmad Vahidi.

"Sempre dissemos que resistiríamos às ameaças e que defenderíamos em sua origem todas as ameaças feitas por nossos inimigos", declarou Vahidi durante a cerimônia, criticando Estados Unidos e Israel. Ele não deu detalhes a respeito de que ameaças se referia.

A Interpol divulgou em 2007 um pedido de captura internacional contra Vahidi por seu eventual envolvimento no atentado contra a Associação Mutual Israelita Argentina (AMIA) em Buenos Aires que deixou 85 mortos e 300 feridos em 1994.

sgh/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG