Obama e Karzai falam sobre terrorismo e tráfico no Afeganistão

Cabul, 20 jul (EFE) - O candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, se reuniu hoje em Cabul com o presidente afegão, Hamid Karzai, com quem conversou sobre a guerra contra o terrorismo e o tráfico de drogas no Afeganistão.

EFE |

Em entrevista coletiva, o porta-voz presidencial, Humayun Hamidzada, confirmou que Karzai e uma delegação de senadores, entre os quais se encontrava Obama, almoçaram juntos e mantiveram um encontro de pouco mais de uma hora.

"Falaram sobre as relações bilaterais (entre Afeganistão e Estados Unidos), a guerra contra o terrorismo e o tráfico de drogas, assim como sobre a cooperação regional", explicou Hamidzada.

"Obama e o resto da delegação renovaram o compromisso dos EUA com o Afeganistão", acrescentou.

Karzai agradeceu aos senadores pelo apoio dos Estados Unidos ao povo afegão, segundo o porta-voz.

O senador de Illinois chegou no sábado em visita surpresa ao Afeganistão e iniciou, assim, uma viagem por Europa e Oriente Médio que o levará também a Israel, Jordânia, Reino Unido e Alemanha, e não se descarta que vá também ao Iraque.

Após aterrissar em Cabul, Obama visitou as tropas americanas desdobradas na base de Jalalabad, na província de Nangarhar (leste), após o que voou a Bagram, localidade situada 60 quilômetros ao noroeste de Cabul, onde os Estados Unidos têm a mais importante base aérea do país no Afeganistão.

Segundo uma fonte oficial consultada pela Agência Efe, Obama passou a noite em Bagram, e esta manhã voltou a Cabul, onde tomou café-da-manhã com soldados americanos antes de se reunir com Karzai.

EFE nh/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG