Washington, 21 out (EFE) - O candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, é o homem mais influente de 2008, segundo uma pesquisa da publicação virtual AskMen.com, que contou com a participação de 200 mil homens.

O candidato republicano, John McCain, aparece no décimo lugar de uma relação que inclui 49 nomes.

A revista perguntou aos participantes, com uma média de idade de entre 27 e 28 anos, quem havia tido mais influência na forma como agem, no que compram e no que pensam.

O executivo-chefe da Apple, Steve Jobs, está em segundo lugar e o nadador olímpico Michael Phelps aparece em terceiro em uma lista cujos dez primeiros postos estão dominados por atores e celebridades como Robert Downey Jr., o chef Gordon Ramsay e o ator Christian Bale.

A eles se somam o comentarista Stephen Colbert, apresentador do programa satírico de notícias "The Colbert Report", o desenhista de vídeos Rob Kay e o jogador português Cristiano Ronaldo.

A publicação destaca em seu site que, "para milhões de jovens (americanos) que votam pela primeira vez, Barack Obama não é um símbolo de mudança, é o emissário de seu legado".

A estréia do senador por Illinois no cenário político diz a esses jovens, segundo o "Askmen.com", que não herdarão o cinismo dos pais e que podem alimentar seus sonhos e esperanças.

O site faz parte da divisão interativa do grupo "FOX", do magnata australiano Rupert Murdoch. A publicação virtual tem mais de sete milhões de leitores mensais. EFE tb/db

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.