colapso - Mundo - iG" /

Obama diz que tirou economia dos EUA do colapso

Washington, 7 ago (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse hoje que seu Governo tirou a economia do país do colapso e afirmou que há sinais de que o pior já pode ter sido superado.

EFE |

O chefe de Estado comemorou os últimos dados sobre o mercado de trabalho, que mostraram uma ligeira queda na taxa de desemprego entre junho e julho.

O Departamento de Trabalho informou nesta sexta-feira que a taxa de desemprego caiu de 9,5% para 9,4% de um mês para outro.

Ainda assim, afirmou que há muito a fazer e frisou que uma "verdadeira recuperação" só se consolidará quando o desemprego parar de crescer.

Obama também disse que não descansará até que "cada americano que procura trabalho consiga encontrá-lo".

Em breves declarações na Casa Branca, o presidente garantiu que o país avança, finalmente, "na direção correta".

"Temos que subir uma montanha muito íngrime e começamos num vale muito profundo", afirmou Obama, que aproveitou a oportunidade para defender o plano de US$ 787 bilhões elaborado para estimular a economia.

O pacote, disse, tem três grandes linhas de ação, já que corta impostos, estimula a geração de empregos e promove investimentos em infraestrutura, energias renováveis e outros setores.

Para Obama, também é importante pôr fim ao "status quo" que fez o país mergulhar na atual crise, provocada, em parte, por lucroscorporativos inflados artificalmente.

Os dados divulgados hoje pelo Departamento de Trabalho reforçam a tese de um número cada vez maior de economistas, para os quais a crise está chegando ao fim e o país talvez volte a crescer no atual trimestre. EFE tb/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG