O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou que espera reconstruir a imagem de seu país no exterior, especialmente no mundo islâmico, e que planeja fazer um discurso na capital de um país muçulmano depois de sua posse em 20 de janeiro.

"Acho que temos uma oportunidade única de reiniciar a imagem dos Estados Unidos no mundo e particularmente no mundo muçulmano", afirmou Obama em uma entrevista publicada no site do jornal Chicago Tribune.

Obama disse ter "o desejo implacável de criar uma relação de mútuo respeito e sociedade entre países e povos de boa vontade que queiram que seus cidadãos e os nosso possam prosperar juntos". "O mundo está pronto para esta mensagem", acrescentou.

Obama disse, no entanto, que seu governo não deixará de combater o terrorismo e se referiu aos recentes atentados na capital financeira da Índia, Mumbai.

"A mensagem que quero enviar é que seremos implacáveis ao arrasar o extremismo terrorista que vimos em Mumbai", afirmou.

O Tribune afirma que Obama planeja fazer um discurso importante em uma capital islâmica como parte de sua apresentaçao mundial, mas não o citou diretamente a respeito.

ddl/cn

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.