passo adiante - Mundo - iG" /

Obama diz que retirada do Iraque é passo adiante

Washington, 30 jun (EFE).- A retirada das tropas americanas das cidades iraquianas completada hoje é um passo adiante, afirmou hoje o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

EFE |

Em um ato na Casa Branca, Obama disse que os EUA continuarão seu apoio ao Governo do premiê iraquiano, Nouri al-Maliki, no processo de reconciliação política e diálogo com a oposição.

Reconheceu que ainda haverá "momentos difíceis" e que a violência continuará, embora tenha ressaltado sua "confiança em que essas forças (em favor da violência) fracassarão e que os que querem levar o Iraque à desunião não prevalecerão".

Horas antes de Obama falar, pelo menos 28 pessoas morreram e 60 ficaram feridas na explosão de um carro bomba em Kirkuk, 250 quilômetros ao norte de Bagdá.

O presidente americano afirmou que o dia de hoje é "motivo de celebração", pois se aproxima o momento em que os EUA completarão a retirada de suas tropas de combate - algo previsto para setembro de 2010 - e sua total saída do Iraque, que deve acontecer em finais de 2011. EFE mv/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG