está mais próxima que nunca - Mundo - iG" /

Obama diz que reforma sanitária está mais próxima que nunca

Washington, 21 jul (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, redobrou hoje seus esforços para mobilizar os americanos para que apoiem a reforma do sistema sanitário no país, ao assegurar que a medida está mais próxima que nunca, apesar das críticas.

EFE |

Obama está fazendo uma forte campanha para uma reforma que permita dar cobertura aos cerca de 50 milhões de americanos que não têm seguro de saúde, um dos trunfos de seu programa de Governo, e para a qual será destinada boa parte de seu capital político.

Nos últimos nove dias, Obama fez nove comparecimentos públicos apoiando a medida. Além disso, amanhã deve dedicar suas declarações iniciais ao assunto, em entrevista coletiva em horário de máxima audiência. Na quinta-feira irá para Cleveland, em Ohio, também para promover a reforma.

Além disso, participará de entrevistas e reuniões privadas na Casa Branca para tentar persuadir os céticos no Congresso, que são muitos e que incluem um grande grupo de democratas moderados, conhecidos como os "Blue Dogs".

Em um comparecimento diante da imprensa hoje, no jardim da Casa Branca, Obama disse: "Estamos mais perto que nunca e vamos alcançá-la (a reforma). Conseguimos um nível de consenso em saúde que nunca tinha sido alcançado na história deste país".

A oposição republicana e os "Blue Dogs" expressaram preocupação sobre o impacto que a reforma sanitária, calculada em cerca de US$ 1 trilhão, possa ter no déficit fiscal americano, que já supera esse valor. EFE mv/pd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG