Port of Spain, 19 abr (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou hoje que foi um lindo gesto o presente dado pelo colega venezuelano, Hugo Chávez, que deu ao líder americano o livro As Veias Abertas da América Latina, de Eduardo Galeano.

Em entrevista coletiva após o encerramento da Cúpula das Américas, na capital de Trinidad e Tobago, Obama disse que "foi um lindo gesto me presentear com um livro. Adoro ler".

Durante a reunião que Obama mantinha com os líderes da União de Nações Sul-americanas (Unasul), Chávez se levantou e entregou o livro ao presidente americano.

Obama, no entanto, não disse se lerá a obra.

O porta-voz do líder americano, Robert Gibbs, explicou que essa parece ser uma "tarefa difícil", já que o livro está em espanhol e Obama não fala esse idioma.

Ao longo da reunião, o líder americano cumprimentou em várias ocasiões o presidente venezuelano, assim como outros líderes críticos da política externa dos Estados Unidos, como o presidente boliviano, Evo Morales, ou o nicaraguense Daniel Ortega. EFE mv/db

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.