Obama diz que Otan seguirá aberta para outros países

Estrasburgo (França), 4 abr (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deu hoje as boas-vindas aos novos membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Croácia e Albânia, e disse que a porta da Aliança seguirá aberta para outros países.

EFE |

Em um discurso na cúpula com a qual a Otan celebra seu 60° aniversário em Estrasburgo (França) e Kehl (Alemanha), Obama disse que a entrada da Croácia e da Albânia "é uma medida da vitalidade" da organização O presidente destacou a contribuição dos dois novos membros, que eleva para 28 o número de países integrados na Aliança, e ressaltou que 140 albaneses e 296 soldados croatas já prestaram serviço no Afeganistão.

"Acho que ambos serão firmes contribuintes à Aliança", disse Obama, que explicou que "suas contribuições proporcionalmente amplas aos esforços conjuntos da Otan mostram a prioridade que lhe concedem".

Além disso, felicitou os dois países "pelos progressos que alcançaram nas difíceis reformas" que lhes permitiram a entrada na Aliança.

O presidente americano ressaltou que "esta não será a última ocasião em que mantemos uma celebração assim. Espero o dia em que possamos dar as boas-vindas à Macedônia", cuja entrada recebe o veto da Grécia, que exige que o primeiro mude seu nome.

"As portas da Aliança seguirão abertas para outros países que cumprirem os padrões da Otan e que possam fazer uma contribuição significativa à segurança da Aliança", prometeu Obama. EFE mv/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG