Obama diz que Governo está pronto para ajudar Dakota do Norte

(embargada até 7h de sábado, 28, em Brasília). Washington, 27 mar (EFE).- O presidente Barack Obama assegurou hoje que seu Governo está preparado para enfrentar as inundações que ameaçam cidades e povoados ao longo do rio Vermelho, no estado de Dakota do Norte.

EFE |

Em seu habitual discurso de sábado, o presidente afirmou que essas inundações se juntam à crise econômica entre os grandes desafios que o país enfrenta.

"As forças da natureza também podem intervir da mesma forma como outras crises que devemos enfrentar, e responder de maneira urgente", assinalou.

As chuvas também afetaram os estados vizinhos de Dakota do Sul e Minnesota.

Obama falou ao país horas depois de o leito do rio chegar a níveis não registrados em mais de um século, ameaçando com suas águas Fargo, cidade mais importante do estado, com 92 mil habitantes.

O governador John Hoeven declarou estado de emergência na quinta-feira à noite e pelo menos 190 famílias de dois bairros da cidade de Fargo foram evacuadas, após serem detectados rompimentos nos diques que protegiam as áreas mais próximas ao rio.

O Serviço Nacional de Meteorologia informou que espera que a subida no nível do rio alcance os 12,5 metros no sábado e possa chegar aos 13 no domingo.

As inundações foram causadas por intensas nevascas que, com o derretimento, aumentaram o volume das águas sobre terrenos já saturados pelas chuvas das últimas semanas.

Segundo Obama, a secretária de Segurança Nacional, Janet Napolitano, está supervisionando os esforços federais e o corpo de engenheiros da Guarda Nacional entrou em operações para erguer mais diques de contenção.

O presidente americano também explicou que estão sendo evacuados hospitais e clínicas, e que as pessoas internadas estão sendo levadas a lugares mais altos.

Em seu discurso, Obama pediu aos residentes da região que se mantenham atentos, observem o nível do rio e sigam as instruções para o caso de ser necessária uma evacuação em massa. EFE ojl/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG