Obama diz que EUA sempre estarão ao lado da paz na Irlanda do Norte

O presidente Barack Obama afirmou nesta terça-feira que os Estados Unidos sempre apoiarão a paz na Irlanda do Norte, ante os temores de uma volta da violência na região.

AFP |

"Quero que todos saibam que os Estados Unidos sempre estarão ao lado dos que trabalham para a paz", declarou Obama durante uma cerimônia organizada para comemorar o Saint Patrick's Day, o dia da festa nacional irlandesa, junto com o primeiro-ministro da Irlanda, Brian Cowen, na Casa Branca.

Obama recebeu Cowen poucos dias depois do assassinato de dois soldados britânicos e de um policial perto de Belfast. Os ataques, reivindicados por grupos contrários aos acordos de paz assinados em 1998, foram os primeiros cometidos contra membros das forças de segurança em mais de dez anos.

Eles provocaram o temor de uma volta da violência na região, que deixou mais de 3.500 mortos até 1998.

"Todos os processos de paz são afetados pelas pessoas que querem acabar com eles, e ninguém nunca acreditou que esta extraordinária aventura (a paz na Irlanda do Norte) seria uma exceção", declarou Obama em sua primeira comemoração do Saint Patrick's Day como presidente.

lal/yw/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG