Obama diz que EUA devem usar todos os meios para pressionar Irã

WASHINGTON (Reuters) - O candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, disse na terça-feira que evitar que o Irã desenvolva uma arma nuclear é um dos interesses vitais dos norte-americanos. Obama prometeu ainda usar todas as ferramentas para pressionar Teerã. Nenhuma ferramenta ou diplomacia estará fora de cogitação, disse Obama em um discurso que abordou segurança nacional e política internacional, incluindo o Iraque e o Irã.

Reuters |

'Vou usar todos os elementos do poder norte-americano para pressionar o regime do Irã, começando com diplomacia agressiva e direta -- diplomacia apoiada por sanções pesadas e sem condições', disse Obama.

O rival de Obama nas eleições de novembro, o republicano John McCain, critica as declarações do democrata, principalmente a sua disposição para conversar diretamente com líderes como o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad.

Depois de prometer 'negociações pesadas' em coordenação com os aliados dos Estados Unidos, Obama foi cauteloso sobre com quem se encontraria no Irã, dizendo que 'se avançarmos nos nossos interesses', ele se encontraria com o líder apropriado na hora e local que achar apropriado.

(Por Caren Bohan)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG