progressos antes de normalizar relações com Cuba - Mundo - iG" /

Obama diz que espera progressos antes de normalizar relações com Cuba

O pré-candidato democrata à presidência Barack Obama voltou a dizer nesta terça-feira que espera progressos em Cuba antes de dar início a um eventual processo que leve à normalização das relações com a ilha comunista, em uma resposta a críticas do candidato republicano John McCain.

AFP |

"Nunca disse que estava disposto a normalizar de imediato as relações com Cuba", afirmou Obama em uma entrevista à rede de televisão americana CNN, questionado a respeito de críticas de McCain sobre sua postura nas relações dos Estados Unidos com o regime cubano.

"Não devemos atrapalhar a possibilidade de os cubano-americanos enviarem remessas a Cuba, de viajar para visitar suas famílias" na ilha, afirmou Obama, que se referia às restrições nessas circunstâncias.

Se Cuba realizar "progressos em vários temas, deveríamos nos mover em direção a uma normalização" das relações entre os dois países, declarou, indicando que os últimos 50 anos de embargo econômico e comercial sobre o regime castrista não conduziram à liberdade na ilha.

Obama, que reiterou sua postura durante a campanha pela candidatura presidencial do Partido Democrata, disse mais uma vez que antes de qualquer decisão precisaria de reuniões de preparação para a eventual aproximação.

McCain questionou nesta terça-feira os planos para Cuba de Obama. Durante um discurso em Miami - capital do exílio cubano", McCain disse que a pretensão de Obama de querer dialogar sem condições com "Raul Castro é 'o pior sinal possível' que se pode enviar à "ditadura cubana".

mr/ap/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG