justificada - Mundo - iG" /

Obama diz que decepção com Copenhague é justificada

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, qualificou de justificada a decepção com o resultado da conferência sobre o clima em Copenhague, mas se disse satisfeito por ter contribuído para impedir um grande fracasso.

AFP |

"Penso que as pessoas têm razão de estar decepcionadas com o resultado de Copenhague. O que afirmo é que no lugar de assistir ao naufrágio total em Copenhague, onde nada poderia ter sido resolvido (...), pelo menos resistimos e não retrocedemos muito", destacou Obama nesta quarta-feira, em entrevista à TV estatal PBS.

"Em certo momento estávamos a beira do naufrágio total. O primeiro-ministro indiano seguia para o aeroporto, os representantes chineses tinham deixado de negociar, todo mundo gritava (...), mas conseguimos chegar a um acordo sobre objetivos das emissões não vinculantes para todos os países, e não apenas para Estados Unidos e Europa...", destacou o presidente.

"Os cientistas dizem que devemos reduzir, de modo importante, as emissões (de gases do efeito estufa) nos próximos 40 anos, mas nada no acordo de Copenhague garante que isto ocorrerá", admitiu Obama.

O acordo de Copenhague, costurado por Estados Unidos, China, Brasil, África do Sul e os grandes estados europeus, promete 100 bilhões de dólares de ajuda aos países pobres para enfrentar o aquecimento global, e traz um compromisso para limitar o aumento da temperatura global a dois graus.

Um tratado vinculante é esperado para o final de 2010, no México, para entrar em vigor até 2013, após a expiração do Protocolo de Kyoto.

tq/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG