Obama diz que debate eleitoral mostra que mudança no Irã é possível

Washington, 12 jun (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou hoje que o intenso debate na campanha eleitoral iraniana, que termina hoje com a realização das eleições presidenciais, mostra que a mudança é possível no Irã.

EFE |

Em discurso no jardim da Casa Branca, o presidente americano fez as declarações ao comentar o desenvolvimento das eleições no Irã, caracterizadas até o momento por uma elevada participação.

"Estamos muito animados de ver o que parece ser um debate intenso no Irã", afirmou o presidente americano, que, na semana passada, fez um discurso dirigido ao mundo muçulmano no Cairo no qual ofereceu o começo de um novo diálogo baseado no respeito.

"O que pode ocorrer no Irã também é que as pessoas examinem novas possibilidades", explicou Obama, que acrescentou que independente do vencedor no Irã, o fato de que tenha havido uma verdadeira disputa na campanha eleitoral pode ajudar a promover a aproximação entre os Estados Unidos e esse país.

Obama ofereceu ao Irã uma aproximação que colocaria fim ao congelamento das relações bilaterais após 30 anos de distanciamento, se o país decidisse cumprir os compromissos internacionais e renunciasse ao enriquecimento de urânio.

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, também expressou otimismo com o desenvolvimento das eleições iranianas.

"É algo muito positivo que o povo do Irã queira que suas vozes e seus votos sejam escutados e contados", declarou Hillary.

"Como muitos fora e dentro do Irã, vamos esperar e ver quais são os resultados", acrescentou. EFE mv/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG