Obama diz que atuará no Oriente Médio assim que assumir

O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta quarta-feira que vai agir imediatamente no Oriente Médio assim que assumir o cargo. Obama foi eleito em novembro e vai assumir a Presidência americana no próximo dia 20. Desde que venceu a eleição, o democrata tem evitado comentar a situação na Faixa de Gaza.

BBC Brasil |

Em uma entrevista coletiva nesta quarta-feira, Obama disse que está "profundamente preocupado" com a situação na Faixa de Gaza, mas afirmou que seria pouco prudente da sua parte enviar qualquer sinal de que seu governo já está administrando a política externa americana.

"Estou fazendo tudo o que eu posso para me certificar de que, no dia em que eu tomar posse, nós estaremos preparados para agir imediatamente para tentar chegar a um acordo sobre a situação lá", disse o presidente eleito.

"Não apenas a solução para o curto prazo, mas também construir um processo em que possamos atingir uma paz mais duradoura na região", acrescentou.

Obama participaria nesta quarta-feira de um almoço na Casa Branca ao lado do presidente George W. Bush e dos ex-presidentes George H.W. Bush, Bill Clinton e Jimmy Carter.

Este seria o primeiro almoço entre diferentes gerações de presidentes americanos desde 1981.

Bush e Obama também se encontrariam em separado por meia hora para discutir a situação na Faixa de Gaza e o impacto da crise econômica mundial nos Estados Unidos.



Leia mais sobre:
Faixa de Gaza

    Leia tudo sobre: faixa de gaza

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG