bola de cristal para prever reforma migratória - Mundo - iG" /

Obama diz não ter bola de cristal para prever reforma migratória

Washington, 7 ago (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, expressou hoje seu desejo de que o Congresso possa aprontar uma minuta para uma eventual reforma migratória para até o fim de 2009, mas disse não ter uma bola de cristal para prever a aprovação da iniciativa.

EFE |

"Diria que faremos um esforço muito forte sobre a reforma migratória integral no próximo ano, no começo do próximo ano. Acho que veremos a elaboração de uma minuta de um projeto de lei até o fim do ano", disse Obama em coletiva de imprensa.

"Não posso prever se conseguiremos, se mobilizaremos os votos para conseguir sua aprovação", acrescentou o líder.

"Se tivesse uma bola de cristal, seria um presidente muito popular...e rico", afirmou o governante.

Obama, que venceu as eleições com a ajuda de 67% do voto hispânico em 2008, reiterou sua intenção de investir parte de seu "capital político" nos esforços de reforma.

A reforma fracassou em 2007, apesar de contar com o apoio do ex-presidente George W. Bush e do ex-rival de Obama na disputa à Presidência, o senador republicano John McCain.

"É importante que as pessoas entendam que o presidente não pode com um estalar de dedos fazer com que algo aconteça. Não posso fazer tudo sozinho. Será muito importante que a comunidade se organize e mobilize", afirmou Obama, cujos primeiros passos na política foram como organizador comunitário nas ruas de Chicago, Illinois.

Segundo o presidente, uma reforma que responda à presença de 12 milhões de imigrantes ilegais terá que esperar para que primeiro sejam aprovadas as reformas de saúde e do regime regulador do sistema financeiro. EFE mp/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG