Obama discute relações bilaterais com Turquia

Washington, 16 fev (EFE).- O presidente americano, Barack Obama, falou hoje sobre as relações entre Estados Unidos e Turquia com o presidente turco, Abdullah Gül, e o primeiro-ministro, Recep Tayyip Erdogan, informou a Casa Branca.

EFE |

Em comunicado, a Casa Branca qualificou de "produtivas" as conversas por telefone do governante americano, em um tom "cordial", com os dois dirigentes turcos, a quem expressou seu desejo de fortalecer as relações.

Os dirigentes discutiram sobre o apoio dos Estados Unidos à crescente relação entre Turquia e Iraque, a importância da cooperação nos esforços de paz no Oriente Médio, e a revisão americana das políticas no Afeganistão e Paquistão.

Obama ressaltou a importância da aliança com a Turquia e assinalou que espera poder estabelecer "uma ampla agenda de interesse estratégico mútuo".

Em cada ligação, Obama reiterou a necessidade de cooperar para "enfrentar os desafios do século XXI", e pediu que seus colegas turcos trabalhem juntos de forma "efetiva" na Otan. EFE elv/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG