Obama discute ameaça nuclear de Pyongyang com líder sul-coreano

Washington, 16 jun (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se reúne nesta terça-feira com seu colega sul-coreano, Lee Myung-bak, para abordar o desafio nuclear de Pyongyang, que ameaçou seguir com seu programa após a última rodada de sanções da ONU.

EFE |

O presidente sul-coreano se reunirá com o líder americano após um encontro na segunda-feira com a secretária de Estado americana, Hillary Clinton.

No sábado, a Coreia do Norte ameaçou manter seu programa nuclear em resposta à última resolução da ONU, que impõe sanções mais firmes contra o regime de Kim Jong-il, por seu segundo teste nuclear e o lançamento de mísseis balísticos realizados desde 25 de maio.

Um dia depois da aprovação em Nova York das novas sanções, a Coreia do Norte disse que "nunca" abandonará seu programa nuclear, e ameaçou iniciar uma ação militar.

O país comunista afirmou que o processo de enriquecimento de urânio está "em fase de experimentação" e que usará o plutônio que armazena para construir armas nucleares.

A visita de Lee Myung-bak responde ao objetivo de seu Governo de reafirmar sua aliança com os EUA e a posição comum contra a ameaça nuclear de Pyongyang. EFE cae/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG