Obama dirá estar no caminho para pôr fim à guerra no Iraque

Em discurso nesta segunda, presidente dos EUA anunciará oficialmente fim das operações de combate no país árabe até fim deste mês

Reuters |

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anuncia oficialmente nesta segunda-feira a prevista redução das grandes operações de combate neste mês no Iraque, afirmando aos americanos que está a caminho de concretizar sua promessa de campanha e encerrar o conflito.

Apesar do impasse em Bagdá para a formação de um novo governo, Obama enfatizará as conquistas no Iraque e discutirá a mudança atualmente em andamento nas tropas dos EUA para um papel mais consultivo do que de ação. "Como candidato à presidência, prometi levar a guerra no Iraque a um fim responsável", dirá Obama em discurso à Convenção dos Veteranos Americanos Deficientes por causa da Guerra, em Atlanta, Geórgia, segundo trechos já divulgados.

"Pouco depois de tomar posse, anunciei nossa nova estratégia para o Iraque e para a transição para uma responsabilidade integralmente iraquiana. E deixei claro que até 31 de agosto de 2010 as operações de combate dos EUA no Iraque acabarão. E é exatamente isso que estamos fazendo, como prometido, dentro do prazo."

O discurso de Obama sobre o Iraque, que começará às 11h30 (horário local, 12h30 em Brasília), acontece em um momento em que ele enfrenta oposição crescente nos EUA à guerra do Afeganistão, onde aumentou o número de soldados. Mas Obama planeja dizer aos veteranos que um dos capítulos do fardo de guerra que enfrentaram está chegando ao fim.

A mensagem contrária à guerra do Iraque ajudou a consolidar o apoio dos democratas a Obama nas eleições presidenciais de 2008. Ao mesmo tempo em que prometeu retirar as tropas do Iraque, Obama também deixou claro que os EUA manterão uma "força de transição" no Iraque por algum tempo para ajudar a treinar os soldados do Iraque e ajudá-los em operações de contraterrorismo.

    Leia tudo sobre: IraqueBagdáguerraEUA

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG