falta confiança em Washington - Mundo - iG" /

Obama dirá em discurso que falta confiança em Washington

Washington, 27 jan (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai afirmar hoje, durante o discurso sobre o Estado da União, que há uma falta de confiança dos americanos na forma como Washington trabalha, segundo um trecho do pronunciamento divulgado pela Casa Branca.

EFE |

"Temos que reconhecer que, atualmente, enfrentamos mais que um déficit de dólares. Enfrentamos um déficit de confiança, dúvidas profundas e corrosivas que cresceram durante anos sobre a forma como Washington opera", diz o discurso que Obama pronunciará esta noite no Congresso.

Nele, o chefe de Estado pede mais restrições aos lobistas, mais transparência na relação destes com os políticos e aprovação no Congresso de uma lei que restabeleça os limites às doações de campanha feitas por empresas e grupos de pressão, recém-eliminadas pela Suprema Corte.

No discurso, que vai ser transmitido ao vivo no horário nobre, Obama reconhecerá que o país "enfrenta desafios grandes e difíceis", e pedirá a colaboração de democratas e republicanos na superação deles.

O presidente também admitirá que 2009 "foi um dos anos mais difíceis" da história, mas que nunca esteve tão esperançoso em relação ao futuro do país como está agora.

"Quando acabar de falar hoje, mais americanos terão perdido seu seguro de saúde. Milhões de pessoas o perderão este ano. Nosso déficit aumentará", dirá o presidente.

"Não abandonarei esses americanos e as pessoas desta câmara também não devem", afirmará, referindo-se aos congressistas.

Os fragmentos divulgados pela Casa Branca não incluem as propostas econômicas do presidente, que tomarão a maior parte do discurso, nem suas ideias sobre política externa. EFE cma/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG