Obama deve se reunir com líderes no Congresso na 2a feira

WASHINGTON - O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, planeja se encontrar na segunda-feira como os líderes dos Partidos Democrata e Republicano no Congresso para discutir suas agendas legislativas, tratando inclusive sobre formas para impulsionar a economia do país, afirmou um assessor democrata do Congresso na quinta-feira.

Reuters |

Obama quer se reunir primeiro com a presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, e com o líder da maioria no Senado Harry Reid. O deputado John Boehner e o senador Mitch McConnell irão se juntar à reunião depois, disse o assessor, que falou em condição de anonimato.

Um assessor republicano do Congresso informou que houve conversas sobre um encontro com Obama, mas que nada havia sido combinado ainda.


Obama deixa o Havaí rumo a Chicago / AP

As discussões podem ser a primeira oportunidade para que as lideranças partidárias encontrem o presidente eleito. Outros assuntos também serão discutidos além da economia, segundo o assessor. Integrantes da equipe de transição de Obama não comentaram o assunto.

Autoridades ligadas a Obama estão discutindo um pacote de estímulo econômico entre 675 e 775 bilhões de dólares, embora os republicanos tenham expressado preocupações de que os democratas que controlam a Câmara dos Deputados e o Senado poderiam ampliá-lo para até 1 trilhão de dólares.

Os democratas no Congresso esperam colocar um projeto de pacote econômico na mesa de Obama até o dia 20 de janeiro, quando ele assume o cargo, ou pouco depois.

Entretanto, isso poderá ser difícil. Boehner e McConnell emitiram notas nesta semana expressando suas preocupações, pedindo audiências e requisitando análises e avaliações do que será incluído no plano de gastos.

Leia mais sobre Obama

    Leia tudo sobre: obama

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG