Obama deve ordenar fechamento de Guantánamo

WASHINGTON - O novo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pode assinar nesta quinta-feira um documento que ordena o fechamento do campo de prisioneiros da base de Guantánamo, em Cuba, no prazo de um ano.

BBC Brasil |

Um rascunho da possível ordem executiva que circulou em Washington nesta quarta-feira aponta que Obama pretende fechar o centro de detenção e "libertar ou transferir os prisioneiros para seus países de origem, para o sistema prisional americano ou para um terceiro país".

"O centro de detenção de Guantánamo, para os indivíduos cobertos por esta ordem, deve ser fechado assim que possível, e não mais que um ano após a data desta odem", diz o rascunho, segundo a agência de notícias Reuters.

Reprodução

Prisão de Guantánamo era um dos símbolos da "era Bush"

Falando na condição de anonimato, um funcionário da Casa Branca afirmou que a ordem será assinada pelo presidente ainda nesta quinta-feira.

Novo juramento

Obama teve que jurar o cargo pela segunda vez, após um leve deslize durante sua posse na última terça-feira, informaram nesta quinta-feira fontes oficiais. 

"Foi por precaução", disse o conselheiro da Casa Blanca Greg Craig, em uma declaração feita depois que Obama repetisse seu juramento tal como está escrito na Constituição dos Estados Unidos.

O deslize ocorreu quando Obama alterou a ordem das palavras que devia utilizar na hora de jurar o cargo.

Na cerimônia de terça-feira, o juramento foi conduzido pelo presidente do Suprema Corte dos EUA, John Roberts.

"Achamos que o juramento ao cargo aconteceu de maneira eficiente e que o presidente jurou adequadamente", assinalou Craig.

No entanto, ele frisou que o texto do juramento presidencial está na Constituição e portanto, "em um excesso de precaução e porque havia uma palavra posta na ordem errada, o juiz Roberts administrou" o juramento do cargo novamente.

A cerimônia aconteceu de forma privada em um dos salões da Casa Branca.

Assista à reportagem sobre a posse de Obama:

Análises

Opinião

Leia também:

Galerias de fotos

Vídeos

    Leia tudo sobre: obama

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG