Obama deve indicar primeiro procurador-geral negro dos EUA

O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, deve indicar Eric Holder para o cargo de procurador-geral dos EUA, de acordo com notícias divulgadas pela imprensa americana. Se confirmada a indicação, Holder, de 57 anos, será o primeiro negro a ocupar a posição.

BBC Brasil |

Entre as possíveis atribuições de Holder estará a desativação do campo de prisioneiros na base de Guantánamo, em Cuba, o que Obama apontou como uma das prioridades de seu governo.

Holder serviu como sub-procurador-geral durante o governo Bill Clinton e atualmente trabalha em um escritório de advocacia.

Ele é acusado de ser um dos que aconselharam Clinton a dar o perdão presidencial a Marc Rich, investidor acusado de crimes financeiros e evasão de divisas, no último dia de seu mandato presidencial, em 2001.

Holder foi um apoiador de primeira hora da candidatura de Obama à Presidência e auxiliou na escolha de Joe Biden como vice em sua chapa.

Nos últimos dias, há especulações de que Obama pretende oferecer o cargo de Secretário de Estado à sua antiga rival durante as primárias do Partido Democrata, Hillary Clinton.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG