Obama deve divulgar estratégia para Afeganistão nesta sexta-feira

WASHINGTON - O presidente norte-americano, Barack Obama, divulgará na sexta-feira as conclusões da tão aguardada revisão da política dos EUA para o Afeganistão e o Paquistão, depois de alertar repetidamente que os norte-americanos não estão vencendo a guerra iniciada há sete anos na região.

Reuters |

"O presidente está fazendo telefonemas e informando membros do Congresso com base na conclusão da revisão, que o presidente irá anunciar amanhã na Casa Branca", disse o porta-voz Robert Gibbs a jornalistas.

Num momento em que a violência no Afeganistão atinge seu auge, Obama diz que os EUA e seus aliados da Otan precisam se empenhar mais na estabilização do país.

Forças dos EUA invadiram o Afeganistão em 2001 para, junto com aliados locais, derrubar o regime islâmico do Taliban, que dava abrigo aos militantes da rede Al Qaeda, responsável pelos atentados. No entanto, desde então, o Taliban se reorganizou como força insurgente.

"O presidente irá delinear qual é a melhor estratégia para avançar, de modo que esses extremistas não tenham refúgio (nem) tramem ataques adicionais contra este e outros países."

Obama deve se reunir nesta quinta-feira na Casa Branca com senadores democratas e republicanos para discutir a questão. O secretário de Defesa, Robert Gates, e o chefe do Estado-Maior Conjunto, almirante Mike Mullen, já foram ao Congresso prestar informações a parlamentares.


Leia mais sobre Barack Obama

    Leia tudo sobre: obama

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG