Obama deve designar sexta-feira um republicano para os Transportes

O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, deve designar nesta sexta-feira o republicano Ray LaHood, 63 anos, para o cargo de secretário dos Transportes, segundo a imprensa americana.

AFP |

LaHood, membro da Câmara dos Representantes desde 1995, foi eleito por Illinois, o estado de Obama.

Ele será o segundo republicano nomeado na equipe de governo de Obama depois de Robert Gates, mantido no cargo de secretário da Defesa.

No entanto, ao contrário de Gates, que não ostenta suas preferências políticas, LaHood foi um partidário fervoroso do candidato republicano à Casa Branca, John McCain. Contudo, segundo a imprensa americana, ele manteve boas relações com Obama no Capitólio. É próximo do futuro chefe de gabinete de Obama, Rahm Emanuel, também ex-membro da Câmara dos Representantes.

LaHood também será o primeiro membro da equipe de Obama de origem árabe. Neto de imigrantes libaneses, LaHood é de religião cristã.

Nos Transportes, LaHood será principalmente encarregado das infra-estruturas, sobretudo viárias, do país.

Barack Obama prometeu fazer o maior investimento nas infra-estruturas americanas desde os anos 50. Esta medida se inscreve no plano de recuperação econômica que o presidente eleito se comprometeu a aplicar logo depois de sua posse, em 20 de janeiro, e que deve, segundo ele, permitir a criação de 2,5 milhões de empregos.

emmp/yw/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG