Obama deve assinar decreto revertendo política de Bush sobre células-tronco

O presidente americano, Barack Obama, deve assinar na próxima segunda-feira uma ordem executiva anulando as restrições impostas pelo governo de George W. Bush ao financiamento federal de pesquisas científicas com células-tronco, informaram fontes da Casa Branca nesta sexta-feira às agências AFP, AP e EFE.

Redação com agências internacionais |

Os termos exatos do decreto não foram divulgados pelas fontes, que pediram o anonimato, mas devem corresponder às promessas de campanha de Obama a respeito deste tema, ou seja, retomar o financiamento público da pesquisa com células-tronco.

O presidente assinará o decreto em uma cerimônia na Casa Branca na próxima segunda-feira, em um gesto que deve agradar lobistas e cientistas, que há anos lutam contra a política imposta por Bush na área científica.

As células tronco são a fonte de todos os tecidos e órgãos do corpo e tem um enorme potencial para curar ou tratar enfermidades porque podem se transformar em qualquer célula do corpo para substituir células doentes ou danificadas.

Para obter as células tronco embrionárias, é necessário destruir o embrião, o que muitos consideram um atentado à vida.

Diante deste conflito ético, Bush firmou no início de seu governo um decreto proibindo o financiamento federal de pesquisas com células tronco embrionárias.

Resoluções

Em pouco mais de 40 dias de mandato, o primeiro presidente negro dos EUA ordenou o fechamento da prisão de Guantánamo no prazo de um ano, fixou para agosto de 2010 o fim das operações de combate no Iraque e suspendeu o veto ao financiamento público de operações no exterior promovidas por organizações humanitárias favoráveis ao aborto.

Obama já tinha prometido liberar o uso de dinheiro público em pesquisas com células-tronco durante a campanha presidencial, com o argumento de que o veto atava as mãos dos cientistas e prejudicava a capacidade dos EUA "de competir com outros países".

(Com informações da AFP, da EFE e da AP)

Leia mais sobre celulas-tronco


    Leia tudo sobre: células troncocélulas-tronco

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG