Obama deve anunciar sexta-feira decisão sobre retirada do Iraque

O presidente Barack Obama deve anunciar na sexta-feira sua decisão sobre a retirada dos soldados americanos do Iraque, e vai cumprir a promessa feita durante a campanha de repatriar a maior parte das tropas de combates, declarou nesta quarta-feira o vice-presidente dos Estados Unidos, Joseph Biden.

AFP |

"Acredito que o presidente vai fazer um anúncio sobre este assunto na sexta-feira, ou muito em breve", disse Biden à rede de televisão NBC.

"O presidente vai falar em detalhes sobre a questão, e penso que o público americano entenderá exatamente o que estamos fazendo, e penso que ficará contente", prosseguiu.

"Trata-se de uma de nossas promessas de campanha", ressaltou.

De fato, ao anunciar esta retirada, Obama, um dos raros opositores da primeira hora à guerra no Iraque, cumprirá uma de suas principais promessas de campanha. Entretanto, segundo várias informações, a retirada pode demorar um pouco mais que o previsto. Durante sua campanha presidencial, Obama garantiu que repatriaria a maior parte das tropas de combate dentro de um prazo de 16 meses após sua posse.

Com esta retirada, Obama vai encerrar uma guerra que vai entrar em seu sétimo ano e que dividiu profundamente a opinião pública durante anos.

A informação segundo a qual Obama se prepara para anunciar a retirada não foi oficialmente confirmada pela Casa Branca.

O porta-voz Robert Gibbs chegou a afirmar que "o presidente ainda não tomou decisão definitiva sobre o Iraque".

Contudo, ao tomar conhecimento das declarações de Biden, a Casa Branca também não desmentiu um anúncio iminente.

Em discurso pronunciado terça-feira à noite no Congresso, Obama declarou que anunciaria "muito em breve o caminho a seguir no Iraque", que "deixará o Iraque a seu povo e encerrará a guerra de forma responsável".

lal/yw

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG