Obama designará Paul Volcker como assessor econômico, diz jornal

WASHINGTON - O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, designará o ex-presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano) Paul Volcker como chefe de um novo conselho assessor econômico da Casa Branca, afirmou hoje o diário The Wall Street Journal.

EFE |

Obama, que tomará posse em 20 de janeiro, concederá hoje sua terceira entrevista coletiva em três dias consecutivos, nos quais dominou a imprensa com seus anúncios de futuros funcionários e propostas para tirar os Estados Unidos da crise econômica.

Segundo o jornal, o economista Austan Goolsbee, da Universidade de Chicago, será o secretário do novo conselho, além de cumprir suas tarefas como membro do Conselho de Assessores Econômicos da Casa Branca.

A missão do novo conselho, que, segundo o jornal, será presidido por Volcker e que será denominado Conselho Assessor Presidencial de Recuperação Econômica, "não substituirá o papel do Departamento do Tesouro e outras agências, mas dará a Obama um fórum oficial para obter assessoria de fora do Governo e à parte dos canais burocráticos normais".

Em sua entrevista coletiva de ontem, Obama apresentou seu candidato para diretor do Escritório de Administração e Orçamento da Casa Branca, Peter Orszag, que atualmente é diretor do Escritório de Orçamento do Congresso.

Na segunda-feira, Obama indicou o atual presidente do Federal Reserve de Nova York, Tim Geithner, como seu candidato para secretário do Tesouro, e anunciou outros futuros funcionários da área econômica.

A imprensa indica que Obama manterá Robert Gates como secretário da Defesa, e que designará a senadora por Nova York, Hillary Clinton, ao Departamento de Estado.

Leia mais sobre Obama

    Leia tudo sobre: obama

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG