Obama designa equipe encarregada de preparar a transição nos Estados Unidos

Os assessores do presidente eleito americano Barack Obama apresentaram nesta quarta-feira, um dia depois da eleição presidencial, a equipe encarregada de preparar a transição entre a administração de George W. Bush e a do novo dirigente.

AFP |

Obama assumirá oficialmente o cargo no dia 20 de janeiro.

A equipe encarregada de preparar a transição já estava ativa há "vários meses", destacaram os assessores de Obama em comunicado. Ela é presidida por três personalidades, entre elas John Podesta, secretário-geral da Casa Branca entre 1998 e 2001, durante o mandato do democrata Bill Clinton, e hoje presidente do Center for American Progress, um centro de reflexão de esquerda.

Os outros dois são Valerie Jarrett, uma conselheira de Obama, e Pete Rouse, chefe de gabinete do senador de Illinois.

Estas três pessoas contarão com a colaboração de cerca de 12 assessores, entre eles a governadora do Arizona, Janet Napolitano, o ex-secretário do Comércio William Daley, o ex-secretário para o Transporte e a Energia Federico Peña e a conselheira de Obama para os assuntos internacionais Susan Rice, que também esteve no governo de Bill Clinton.

O presidente americano, George W. Bush, prometeu nesta quarta-feira a Barack Obama a "cooperação total" de seu governo até o dia 20 de janeiro.

Bush ligou para Obama na noite de terça-feira, pouco depois do anúncio da vitória do senador de Illinois. "Disse ao presidente eleito que ele poderia contar com a coooperação total da minha administração" durante o período de transição, declarou.

aje/yw/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG