Obama designa Bill Richardson como secretário do Comércio

O presidente eleito Barack Obama designou nesta quarta-feira o governador do Novo México, Bill Richardson, como secretário de Comércio, completando seu gabinete.

AFP |

A nomeação de Richardson, um dos políticos hispânicos prestigiados nos Estados Unidos, ex-diplomata e ex-embaixador do país na ONU, foi anunciado em entrevista à imprensa.

Richardson havia sido mencionado como possível secretário de Estado, mas Obama decidiu por sua ex-rival nas internas democratas, a ex-primeira-dama e senadora Hillary Clinton.

O governador do Novo México havia se apresentado sem sucesso como pré-candidato nas primárias democratas, alinhando-se depois a Obama. Richardson foi secretário de Energia do governo Clinton.

O veterano político, de 61 anos, chamado de "Indiana Jones" da diplomacia americana, construiu sua fama graças ao modo peculiar de enfrentar os chamados "inimigos" dos Estados Unidos, como Saddam Hussein e Fidel Castro.

Criticado por sua excessiva exposição às câmeras em detrimento de um trabalho profundo, Richardson é reconhecido como um parlamentar dinâmico e um hábil negociador.

Bill Richardson foi indicado várias vezes para o Prêmio Nobel da Paz por suas negociações para a libertação de reféns, prisioneiros políticos e soldados americanos.

Richardson obteve de Pyongyang o repatriamento dos restos de soldados americanos que morreram durante a Guerra da Coréia e durante uma negociação com o então presidente iraquiano, Sadam Hussein, conseguiu libertar dois americanos detidos no Iraque por violar a fronteira.

col/LR/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG